Para quem ainda não conhece essa modalidade, o marketplace é uma plataforma que permite ao vendedor anunciar seus produtos no site de terceiros, dispensando a necessidade de ter seu próprio site de vendas.
Vamos conhecer algumas vantagens e também as desvantagens desse modelo? Confira no blog de hoje!
- Menor investimento inicial para criar seu e-commerce
Em um marketplace o lojista tem uma única função: ofertar seus produtos. Quando você abre uma loja virtual, é necessário alguns investimentos, como, por exemplo, o site, a divulgação, marketing e a manutenção dos serviços.
Quando se anuncia em um marketplace, todas essas obrigações são de responsabilidade da plataforma, deixando para o vendedor apenas a responsabilidade de vender e entregar o seu produto, facilitando assim os processos e a gestão de custo.
- Maior visibilidade aos produtos
Expor os seus produtos para um público que já existe, sem ter a necessidade de construir uma propaganda gigante, é essa a ideia do marketplace. Essas plataformas já têm um público fixo e bastante abrangente no mercado.
Para complementar, os mecanismos de busca trabalham a favor desses sites de marketplaces, isso pode fazer com que a sua loja seja encontrada mais facilmente.
- Concorrência acirrada
Se por um lado existem essas facilidades, por outro também existem algumas desvantagens a serem consideradas, a concorrência é uma delas. Como estamos falando sobre um espaço que agrega lojistas, você não será o único diante dessa plataforma. Seus produtos serão apresentados em algumas categorias em que outros vendedores também estarão presentes.
Aqui é importante lembrar que os seus concorrentes comercializam os mesmos produtos que você. Isso acaba acirrando ainda mais a competição nesta plataforma, o que caracteriza uma ótima vitrine, cheia de opções, entretanto, a sua visibilidade não é única.
- Você precisa pagar parte daquilo que vende
Como comentamos logo acima, você economiza em não ter que custear campanhas de divulgação, entretanto, as taxas dos marketplaces podem ser altas e abocanhar parte do seu lucro. Isso porque as comissões pelas vendas podem ser relativamente altas em alguns casos. Tenha atenção, pois os índices podem variar de 10% até 25%, conforme a política de cada canal.
Também não será positivo elevar muito os preços para ampliar sua lucratividade. Isso acabará por tornar os seus produtos menos atrativos diante dos outros lojistas. A dica é?colocar à venda itens que você consiga oferecer um preço competitivo?para ter uma margem de lucro saudável.
Busque alternativas para se destacar
O marketplace é um site que reúne diversos vendedores que colocam seus produtos para vender dentro deste site. O pequeno empreendedor aproveita desse tráfego consolidado de visitantes.
Mas essa experiência será muito mais assertiva se você também pensar em uma estratégia de frete competitiva. Faça dessa tática o diferencial capaz de colocá-lo à frente dos seus concorrentes.
Gostou do blog de hoje? Então fique atento em nossas publicações, por aqui sempre trazemos novidades sobre o universo da logística.