Entregas com atraso: veja cinco dicas de como evitá-las em sua empresa

Como sabemos, a experiência do consumidor com uma marca passa por todas as etapas da jornada de compra, desde um bom desempenho do site ou aplicativo, até o envio e, finalmente, a entrega da mercadoria. Com o consumidor cada vez mais exigente, a régua para atendê-los ter suas expectativas correspondidas, também está mais alta, ou seja, é importante um investimento crescente na experiência do cliente para garantir a reputação da marca, além de alcançar um público cada vez maior.

Um dos fatores que atrapalham muitas marcas de alcançarem as expectativas de seus clientes, são as dificuldades e atrasos nos envios. Essa falta de pontualidade pode prejudicar as vendas e até mesmo a reputação da marca. Por isso, separamos alguns dos principais fatores que geram atrasos, além de algumas dicas e ações que podem ser aplicadas para resolver esse problema e, dessa forma, fidelizar seus clientes e gerar mais lucratividade para o seu negócio.

Problemas que geram atraso na entrega:

  • Dificuldade de planejamento;
  • Falha no gerenciamento do estoque;
  • Erros nas rotas de entrega;
  • Falta de comunicação;
  • Má programação das entregas;
  • Escolha equivocada de fornecedores e prestadores de serviço.

Se dentre estes tópicos você encontrou um ou mais problemas que tem acontecido recorrentemente na sua empresa, então é hora de começar trabalhar em novas atitudes para resolvê-las. Veja abaixo algumas dicas que separamos para você encontrar a solução ideal para o seu negócio.

Como evitar o atraso nas entregas?

1 - Comece por um bom planejamento. Se você trabalha sob demanda e depende da entrega de outros fornecedores para executar seus envios, tente criar uma tabela de datas e utilize prazos com folga para evitar frustrações. Dessa forma, você consegue estimar um prazo e, caso seja possível fazer o envio com antecedência, é melhor surpreender o cliente do que desapontá-lo.

2 - Compreenda o seu fluxo de trabalho e crie estratégias para que ele chegue dentro do prazo estipulado ao consumidor. É importante estar atento a todas as etapas desde, a produção, fechamento e despacho, além disso, é fundamental pensar nos riscos do transporte e em medidas mitigatórias, e o que poderá ser feito em caso de problemas no transporte.

3 - Já diz o ditado, “é melhor se prevenir do que remediar”, ou seja, agir com antecedência é a melhor maneira de se prevenir contra atrasos. Por isso, cuidar dos documentos necessários, buscar e definir as rotas e onde estão os pontos de distribuição ao longo do caminho é a melhor maneira de evitar desencontros e problemas nas entregas.

4 - Comunique-se com o seu cliente apresente as informações sobre todas as etapas desde a compra, despacho e os processos de envio. Reforce os canais de atendimento e tenha um layout fácil e rápido para o entendimento e encontro das informações de rastreio.

Outro ponto importante a se pensar, é antecipação de eventuais problemas, agir antes de receber uma reclamação é fundamental para a reputação da marca, dessa forma, ao ser detectado um erro na programação, acione seu cliente e o mantenha informado sobre as medidas mitigatórias da empresa. Dessa forma, o cliente fica ciente do problema e as chances de insatisfação com a empresa serão bem menores.

5 - Contrate fornecedores e prestadores de serviço que garantam a qualidade das entregas e os prazos. É fundamental que, a empresa encarregada de terceirizar o serviço de entrega tenha condições e eficiência para garantir que os envios serão realizados no prazo, tenha uma equipe capacitada e consiga suprir altas demandas.

Fale com a Moove+ Brasil e veja todos os nossos serviços e como podemos ajudar a sua empresa a manter as entregas em dia e não sofrer mais com atrasos e clientes insatisfeitos. Clique aqui e conheça todos os nossos serviços!

Blog