Temos notado que, a gestão logística não desenvolve mais um papel apenas operacional, atualmente ela também assume um papel estratégico dentro das empresas.
Entre os principais pontos dessa transição, sobressai a experiência e a satisfação do cliente. É evidente como uma boa gestão logística tem relação direta com um bom atendimento ao cliente. Para entender como isso afeta diretamente os processos logísticos, continue sua leitura neste blog.
A otimização do relacionamento com os consumidores é uma junção de diversos fatores, para se ter um serviço de atendimento ao cliente de alta qualidade é necessário que alguns pontos sejam considerados, como, por exemplo, a prestação de informações, o esclarecimento de dúvidas, e o registro de opiniões e reclamações.
Além disso, agilidade nas entregas e nos processos, tempo de espera de resposta ou atendimento, gentileza e boa comunicação são fatores capazes de fidelizar clientes e fazer com que eles construam uma percepção positiva de uma empresa. Existem alguns pontos que são necessários ter uma atenção maior, são eles:
Saiba ouvir o que o seu cliente tem a falar: Se atente ao feedback, é realmente muito importante prestar atenção no que as pessoas que consomem seu serviço tem a falar. Nos dias de hoje, a empresa que consegue escutar e entender o que o cliente procura é muito valorizada, pois é através dessa ação que ela consegue fazer um atendimento eficaz. A comunicação com clientes e parceiros não pode ser uma via de mão única, é necessário que ela esteja baseada na reciprocidade. Ouça sugestões, esclareça as dúvidas e procure atender às reclamações.
Preste atenção nas palavras utilizadas: É importante lembrar que um atendimento de alta qualidade é capaz de gerar um marketing espontâneo, por isso usar as palavras corretas é essencial para demonstrar o profissionalismo da empresa, seja claro em sua comunicação e vá direto ao ponto.
Utilize as redes sociais ao seu favor: Nos dias de hoje, a melhor forma de otimizar a comunicação com o seu público é usando a tecnologia. Além dos canais mais tradicionais como e-mail e o telefone, as redes sociais têm se mostrado um lugar propício para aproximar o cliente e entende-lo melhor. Para que esse ambiente virtual seja frequentado pela pessoa que utiliza o seu serviço, é importante se atentar a alguns fatores como, por exemplo, manter a sua conta sempre ativa e atualizada, criar uma linguagem de fácil entendimento e estar sempre respondendo às pessoas.
Ofereça outras opções de contato: As redes sociais são ótimas facilitadoras, mas é importante disponibilizar outras opções de contato também. A empresa precisa considerar que toda a sua rede de clientes conta com acessos diferentes para entrar em contato, por isso dispor de diferentes canais é tão essencial. Dessa forma será possível abranger um número maior de clientes e parceiros e manter ainda mais o contato em seu dia a dia. Isso ajuda a democratizar a comunicação e melhorar os índices de satisfação do cliente.
Ter o faturamento como um dos maiores objetivos da empresa e deixar de lado a experiência do cliente é um erro grave, é necessário encontrar meios que favoreçam um atendimento excepcional aos seus clientes onde ele estiver, atuando dessa forma, será possível garantir a fidelidade e a consideração perante eles e o mercado.
Nos últimos anos, o Grupo MOVE3 investiu pesado em tecnologia e inovação em todos os setores, inclusive no atendimento focado na melhor experiência ao cliente. Prestamos atenção em cada etapa do atendimento e buscamos manter uma boa comunicação e relação através de nossos canais e das redes sociais.
Acreditamos que, melhorar o atendimento ao cliente é um investimento para a empresa, melhorar a experiência desses consumidores também fazem parte de uma estratégia dentro da logística, é dessa forma que é possível fidelizar mais pessoas e conquistar ainda mais espaço no mercado.