O Brasil é o 4º país no mundo que mais vende produtos de beleza, higiene e cuidados pessoais. E com a evolução do mercado e-commerce as vendas desses produtos apenas de forma física não seria mais viável, afinal a tecnologia tornou tudo ainda mais competitivo fazendo com que as pequenas, médias e grandes empresas surgissem com a possibilidade compra online.
Com a pandemia de Covid-19, o e-commerce cresceu ainda mais, escalando altos níveis de crescimento durante o período pandêmico. Segundo uma pesquisa do Shopping During The Pandemic, no ano de 2020 a 2021, houve um aumento de 47% nas vendas online.
No Brasil, de acordo com pesquisa da Go2Mob, 35% das pessoas começaram a comprar virtualmente no primeiro ano pandêmico ou aumentaram o volume de compras durante esse período. Outra análise divulgada pela Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABCOmm) no mesmo ano, apontou que as transações online nos primeiros meses de 2020 cresceram 65,7% — o segmento de Beleza e Perfumaria foi o campeão, responsável por uma alta de 107,4%.
Ainda que não se pudesse sair de casa, devido ao distanciamento social, muitas pessoas não deixaram de adquirir produtos de beleza, além disso, as campanhas de venda e promoções fizeram com que muitas pessoas continuassem a adquirir produtos desse nicho. A pandemia evidenciou e acelerou algumas ações que já estavam crescendo muito no marketing de cosméticos, uma delas foi a adoção de embaixadores da marca.
A necessidade de contar com celebridades e influenciadores para promover produtos se tornou indispensável. Essa estratégia ajudou a manter as vendas em crescimento durante a pandemia, evidenciar a qualidade dos produtos e apresentá-los para o consumidor de forma dinâmica, já que não existia a possibilidade de experimentar o produto antes da compra.
Com hábitos de consumo cada vez mais criteriosos, o consumidor tem buscado conhecer o que está comprando e pesquisar no Google é primeira ação dos consumidores, cerca de 93% dos brasileiros buscam informações antes de efetuar uma compra. Além disso, 43% assistem a vídeos e reviews em busca de informações sobre a qualidade do produto. Além disso, o envio da mercadoria também é uma questão importante para a decisão da compra, muitos clientes buscam envios mais rápidos e se preocupam com a segurança no transporte, pois são produtos que demandam muitos cuidados no manuseio e armazenagem para que ele chegue ao consumidor em perfeitas condições.
Outra estratégia que as marcas tem utilizado para se destacar no mercado é através do conteúdo gerado pelo próprio público, o chamado UGC (User-Generated Content ou Conteúdo Gerado por Usuário, em português). Esse tipo de ação, busca engajar os clientes da marca, unindo forças aos conteúdos que eles mesmos produzem, dessa forma, as empresas conseguem manter a relevância e ainda trazem conteúdos autênticos para dentro do seu marketing, isso impacta outras pessoas a comprarem seus produtos.
Durante a pandemia, o UGC ganhou muita força, clientes de diferentes marcas aproveitavam memes e bordões como: “me arrumando para ficar em casa”, por exemplo, para criar conteúdos e, consequentemente, muitas marcas puderam aproveitar esse embalo para trazer os conteúdos gerados por usuários para dentro do seu planejamento de marketing.
O reflexo dessas ações colaboraram para que hoje, após a pior fase da pandemia, as marcas ainda consigam manter as vendas em crescimento e melhorando cada vez mais as estratégias para o e-commerce.