A agilidade na entrega de um e-commerce vem se tornando cada vez mais fundamental para o fator decisão de compra, isso porque, a cada dia que passa, as vendas online aumentam e, logo, o cliente que compra online deseja receber o produto comprado em segurança e com rapidez. Por isso, quando falamos de envio e entrega, as lojas que se qualificam a enviar sua mercadoria com mais agilidade, se destacam nas vendas e da concorrência.
Do inglês, dark store significa “loja escura”, ou seja, uma loja que não aparece. Esse conceito se dá por ela não ser aberta ao público, isso quer dizer que, uma dark store, não é uma loja, literalmente, mas sim, uma base para armazenar, separar e despachar produtos de um e-commerce para entrega ao cliente final.
Esse conceito surgiu há mais de 20 anos, na Inglaterra. Tempos depois, em 2010, se espalhou pela França e gradativamente por toda Europa, em 2019, as empresas brasileiras começaram a se adaptar para utilizar esse recurso que, devido à pandemia de Covid-19, evoluiu rapidamente com a necessidade de realizar entregas cada vez mais rápidas.
Como implementar o Dark Store em sua loja e-commerce e se destacar na próxima Black Friday 2022?
As dark stores têm sua importância no e-commerce por vários motivos, mas o principal é a velocidade. Elas permitem fazer entregas mais rápidas, melhorando a experiência de compra, a satisfação e a fidelização de clientes.
Durante a Black Friday, a concorrência é grande, inúmeras ofertas e promoções são esperadas para este momento. Uma das maneiras de driblar os concorrentes e sair na frente, é através do envio mais rápido, afinal, quem não gosta de conseguir uma boa promoção e ainda receber o produto com agilidade, não é verdade?
Tendo a possibilidade de entregas mais rápidas ao seu favor, você pode utilizar essa vantagem como parte da sua estratégia e campanha de venda para as campanhas de Black Friday 2022.
Como implantar uma Dark Store?
O primeiro requisito para a implementação de dark stores é a demanda de clientes que compram produtos online em regiões específicas. Por exemplo, se você tem muitos clientes regulares em São Paulo, então talvez seja hora de implementar alguns dark stores naquela cidade.
Primeiro você precisa montar essas lojas escuras a uma distância de 2-5 quilômetros umas das outras. Com essa rede bem distribuída permitirá que você entregue muito mais rápido. Em seguida, escolha um mix de produtos que esteja em alta demanda na região.
A partir do conceito de dark store, você já percebeu um grande benefício: localizada em centros urbanos, está mais próxima do consumidor, agiliza a entrega e oferece uma melhor experiência de compra. O cliente também pode retirar o produto neste local e ter o item em mãos poucas horas após a compra.
Investir nessa categoria de logística para o seu e-commerce pode trazer bons resultados, principalmente durante a Black Friday 2022. Com entregas mais rápidas, os clientes tendem a dar maior preferência, mesmo que o custo do frete seja um pouco mais elevado. Segundo a pesquisa Global Consumer Insights 2018, conduzida pela PwC, 64% dos entrevistados afirmaram estar dispostos a pagar mais caro no frete por uma entrega mais ágil. Sendo assim, o investimento em logística para o seu e-commerce, pode ser, sim, uma boa estratégia para atrair e fidelizar clientes e, consequentemente, ter resultados ainda melhores nas vendas.
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